segunda-feira, 29 de abril de 2013

CBS - Ceará é novo líder com vitória e Rio de Janeiro vence etapa do Brasileiro de Surf.

Por: Chico Padilha.
Saulo Barros (CE) na 2ª etapa do CBS Brasileiro de Surf 2013 em Stella Maris, Salvador, Bahiafoto: Fabriciano Jr.



O Rio de Janeiro, maior campeão entre as seleções presentes, não economizou reforços na ida ao Brasileiro de Seleções de Surf CBS na Bahia e comemorou o título entre estados com forte conjunto e tendo as mesmas duas vitórias individuais que alcançaram o selecionado vice-campeão Ceará e a quarta colocada Paraíba, esta logo atrás da anfitriã Bahia na prova em Stella Maris, Salvador, onde foi a de maior número de representantes, trinta e cinco atletas com oito deles pontuando em seis categorias.

As vitórias do Rio de Janeiro foram com Carol Fernandes na Open e Júnior sendo em ambas a cearense líder Larissa Santos segunda, dupla que vai ao Mundial Júnior que pela primeira vez terá feminino na Sub 16, chamada no Brasil de Mirim.

E foi o campeão Brasileiro Mirim 2012 Elivelton Santos o responsável pela primeira das duas vitórias paraibanas na sua volta ao circuito como atleta Sub 18, a Júnior vencida por ele com média recorde de dezessete pontos, o que lhe garantiu o domínio da estatísticas de média (duas maiores notas) durante o fim de semana de muitas ondas e menos chuvas na capital baiana.


O pernambucano Gabriel Farias fez duas finais na 2ª etapa do CBS Brasileiro de Surf 2013 em Stella Maris, Salvador, Bahiafoto: Fabriciano Jr.

Na Júnior o vice de Elivelton Santos foi o cearense Rafael Venuto com ambos deixando o campeão 2012 Gabriel Farias em terceiro e em quarto Pedro Neves do Rio de Janeiro, estado presente em todos os sete pódios na Praia de Stella Maris.

Na Mirim Rafael Venuto venceu e convenceu conseguindo inclusive a ponta do circuito em Stella Maris onde o seu vice foi Matheus Rodrigues, da seleção fluminense, o potiguar Israel Júnior, foi terceiro, e outro pontuador cearense, Rafael Sousa, o pequeno “Tigrão”, foi também finalista e pontuador nesta Sub 16, categoria na qual, a exemplo da Júnior, os estados podem pontuar com seus dois melhores.

Elivelton Santos (PB) na 2ª etapa do CBS Brasileiro de Surf 2013 em Stella Maris, Salvador, Bahiafoto: Fabriciano Jr.

Na Iniciante a Bahia foi a final com maioria, Taiwan Chan, que ficou em terceiro, e Felix Martins, que o substitui como vice-campeão de Jonas Marretinha, paraibano que permanece invicto entre os menores de quatorze anos da temporada em que o carioca João Vitor estreou em quarto, vale o registro que nas fortes ondas a diferença de médias foi nos detalhes, com a diferença entre os baianos e o paraibano Jonas Pereira, o Marretinha, sendo respectivamente de apenas dois e seis centésimos na média final.

O vencedor da Open, Saulo Barro, veio do Ceará que, repetindo vice-título, é novo líder, condição que Saulo assumiu antes mesmo da final em que virou em cima de Lucas Chumbinho, do Rio de Janeiro, com ambos deixando em terceiro Gabriel Farias, na sua segunda final, e em quarto o potiguar Rafael Venuto, donos já no sábado das notas nove e meio, Gabriel, e nove, Rafael, as duas melhores dos dois dias do evento que na primeira noite contou inclusive com uma apresentação do evento Club Social Surf Noturno com pranchas iluminadas a LED, o que atraiu entre seis convidados a dupla de campeões mundiais Teco Padaratz, de Santa Catarina, e Armando Daltro, da Bahia, que ontem, na cerimônia de premiação, também se fez presente e ressaltou o surf de futuro da nova geração do surf brasileiro do qual ambos são referências positivas

Em Salvador, Bahia, a segunda etapa do Circuito de seleções da Confederação Brasileira de Surf (CBS) aconteceu no sábado e domingo, dias 27 e 28 de Abril na Praia de Stella Maris, patrocínio Governo da Bahia/Sudesb, Radical Wave, Pranchas Jaguara, Rede Outlight, Grand Hotel Stella Mares, Revista Fluir, Waves e Surfbahia, estando disponível no novo portal http://www.cbsurf.com.br/portal/, informações da etapa além de institucionais gerais da Confederação Brasileira de Surf.

Etapa 2 Brasileiro de Surf CBS Salvador, Bahia

Estados
1º RJ 6340 pontos
2ª CE 5634 pts
3ª BA 5295 pts
4ª PB 4785 pts
Líder Ceará 1800 pontos/ 2º Pernambuco 1656 pts /3º Paraíba 1539 pts

Feminino Júnior
1ª Carol Fernandes RJ 11,54 pontos
2ª Larissa dos Santos CE 8,53
3ª Rayssa Fernandes PB 7,37
4ª Edjane Oliveira PB 4,77
Líder Larissa dos Santos CE 1900 pts

Mirim
1º Rafael Venuto CE 13,76 pontos
2º Matheus Rodrigues 6,94
3º Israel Júnior RN 9,60
4º Rafael Sousa Tigrão CE 8,86
Líder Israel Júnior RN 1710 pontos

Feminino Open
1º Carol Fernandes RJ 12,50 pontos
2º Larissa Santos CE 7,33 pts
3º Daniele Albuquerque BA 7,03 pts
4º Rayssa Fernandes PB 3,40 pts
Líder Larissa dos Santos CE 1900 pontos

Júnior
1º Elivelton Santos PB 17,00 pontos
2º Rafael Venuto CE 11,20 pts
3º Gabriel Farias PE 10,86 pts
4º Pedro Neves RJ 7,67 pts
Líder Rafael Venuto CE 1629 pts

Iniciantes
1º Jonas Marretinha PB 8,36 pontos
2º Felix Martins BA 8,34 pts
3º Taiwan Chan BA 8,30 pts
4º João Vitor RJ 8,20 pts
Líder Jonas Marretinha PB 2000 pts

Open
1º Saulo Barros CE 13, 13 pontos
2º Lucas Chumbinho RJ 11,O6 pts
3º Gabriel Farias PE 10,34 pts
4º Rafael Joaquim RN 6,97 pts
Líder Saulo Barros CE 1810 pts

terça-feira, 23 de abril de 2013

Os melhores surfistas de SC vão agitar o Balneário de Barra do Sul


Por: FECASURF - Comunicação.

Cartaz do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 - foto: Divulgação.

Tudo certo para mais um confronto entre os melhores surfistas amadores de Santa Catarina, na terceira etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 da Fecasurf, que desta vez desembarca no belo Balneário de Barra do Sul, litoral norte do estado, nos dias 04 e 05 de maio.

Depois de duas etapas, em São Francisco do Sul e no Santinho, a briga pela liderança no ranking Fecasurf 2013 começa a ficar mais acirrada, e a molecada têm surfado muito bem, na busca dos 2000 pontos de cada etapa. As disputas em Balneário de Barra do Sul serão nas categorias Open (aberta), Junior (até 18 anos), Mirim (até 16 anos), Iniciantes (até 14 anos), Infantil (até 12 anos), Feminina (aberta) e Máster (acima de 35 anos), e a grande novidade da temporada a Categoria Surdos (def. Auditivos).

As inscrições para os atletas filiados já estão abertas, e podem ser feitas pelo fone (48) 3025-1880 até o dia 01 de maio, e para não filiados, somente se houver vagas.


Matheus Herdy na 2ª etapa do Circuito Catarinense Oceano 2013 - foto: Basílio Ruy.

Devido ao grande sucesso na Praia do Santinho, a Fecasurf e a Oceano trazem ao Balneário de Barra do Sul, o Projeto Prancha Ecológica, uma forma criativa, barata e muito divertida de conscientizar a garotada para preservação do nosso planeta. O pessoal do projeto estará durante o evento, apresentando e ensinando a fazer a “Prancha de Surf Ecológica”, feita com garrafas pet, e que também estará à disposição da galera para fazer o test drive.

A galera do Projeto Keep the Ocean Blue, também estará na Praia do Bispo, juntamente com os atletas e toda comunidade do surfe local, promovendo varias ações ligadas à conscientização ecológica, preservação das praias e também animais marinhos.

A Oceano agora tem um nova loja do Projeto KOB. A primeira loja foi aberta na Prainha de São Francisco do Sul, com um conceito sustentável e agora o Balneário de Barra do Sul conta com a Loja KOB Barra Greg, sob a gerência do surfista profissional Greg Cordeiro, patrocinado pela marca, que também aposta no futuro sustentável.

A KOB Barra Greg estará distribuindo durante o evento, sacolas de micro-lixo feitas de material biodegradável para os freqüentadores da praia. Venha, participe, e ajude a proteger nosso planeta!

O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 é apresentado Arnette e tem o patrocínio da Oceano, Mormaii, Skull Surf Boards, Dalila Têxtil, o co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundesporte, Prefeitura Municipal de Balneário de Barra do Sul, Câmara Municipal de Balneário de Barra do Sul, Secretaria de Esporte e Turismo de Balneário de Barra do Sul, o apoio do Hotel Bandeirantes, Pizzaria Don Jean e Restaurante do Chico, a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, Solto, e a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf de Balneário de Barra do Sul.

Líderes do Ranking Catarinense Fecasurf 2013 

Open - Fábio Carvalho 3458 pontos
Júnior - Luan Wood 3600 pontos
Mirim - Gustavo Ramos 3800 pontos
Iniciantes - Matheus Herdy 4000 pontos
Infantil - Matheus Herdy 4000 pontos
Feminina - Marina Resende 3458 pontos
D. Auditivos - Sérgio Renato 3620 pontos
Máster - Álvaro Bacana 3458 pontos


Açores Pro confirmado como evento Prime.



Por: SurfTotal.
Pódio do SATA Azores Pro 2012 - foto: Rui Jorge Oliveira.


“Este evento tem vindo a estabilizar-se ao longo dos anos no calendário Europeu da ASP, e este ano mais uma vez estamos orgulhosos de receber os melhores surfistas do mundo, nas belas ilhas dos Açores. Aproveito para agradecer aos responsáveis pelo Turismo dos Açores, pelo seu compromisso com o surf profissional”, comenta Rob Gunning (ASP Europe´s Tour Manager).



Messias Felix (CE) no SATA Azores Pro 2012 - foto: Rui Jorge Oliveira.


Entre os dias 3 e 8 de Setembro, as ondas da ilha de S. Miguel serão palco de competição para alguns dos melhores surfistas no mundo, que por essa altura andarão à procura de importantes pontos para o ranking mundial, e assim qualificarem-se para o World Championship Tour. Este evento faz parte da Moche Portugal Series e conta com um prize money de 250.000 dólares.

“É fantástico voltar a ser um evento Prime. É importante para os Açores fazer a promoção das suas magnificas ondas e continuar a ser considerado um dos melhores locais para surf da Europa”, diz Rodrigo Herédia (Organizador do evento).

Hizunomê agora é Zang's!

Por: gUgA sOaReS - SurfPE.

Hizunomê agora é Zang's! assinando o contrato - foto: Divulgação.

Se tem um atleta que a muito tempo vem atrás de um patrocinador principal, esse é o Hizunomê Bettero.
Na batalha, sempre atrás de bons resultados nos campeonatos, Hizú que foi a Noronha e fez uma final na abertura do circuito Brasileiro de Surf Pro sendo vice-campeão do Marands Pro e uma semi final na primeira etapa do circuito pernambucano Pro/Am o Cyclone/Bali ambos realizados na Cacimba do Padre. Saiu de alma renovada, começando o ano com pé direito.

Hizúnomê Bettero, na semi-final do pernambucano Pro/Am - foto: gUgA sOaReS / SurfPE.

Hizú, hoje pela manhã postou em sua pagina no facebook: "Muito feliz assinando meu contrato com a Zang`s meu novo patrocinador, muito obrigado Deus e toda galera que acredita no meu potencial !!!!!"

Temos certeza que a Zang`s fez uma excelente escolha, o surf do atleta vem crescendo e evoluindo a cada campeonato.

Boa Sorte a essa nova parceria.



segunda-feira, 22 de abril de 2013

CBS Brasileiro de Seleções de Surf - Pernambuco e Ceará confirmados.



Por: Chico Padilha.




Gabriel Farias, Tiago Silva, Ivan Silva, Douglas José, José Vinícius, Júnior Chalaça, Raul Jorge, Tarcísio William, Tiago Pereira, Cauã Nunes, Chayanne Silva, Paula Mourão, Marilia Lacerda e Ana Karolina, foram esses os nomes confirmados pela Federação Pernambucana de Surfe para a segunda etapa do circuito Brasileiro de Seleções da Confederação Brasileira de Surf (CBS) que revela os grandes talentos da modalidade e aponta a melhor seleção estadual a cada ano, uma missão que ganhou novidades em 2013 que foi iniciado com as filiadas da CBS sabendo da ampliação da regra de um descarte também para definir a melhor seleção da nação, com vantagem nesse momento para Pernambuco que, na condição de anfitrião, largou campeão.


Thalis Luis (PE) no Club Social CBS Brasileiro de Surf Amador 2013 em Maracaipe - PEfoto: Bruno Mayer

Israel
Pernambuco tem o líder da Open, Thalis Luís Galvão, e da Sub 16 cuja ponta Mirim é de Douglas “Dodô” José, que na nova data já tinha viagem á Nicarágua programada, mas terá as etapas do sul e sudeste para brigar pelos dois títulos individuais. O potiguar Israel Júnior lidera a Sub 18 (Júnior) na qual seu atual vice é Dodô, com o detalhe de ser vice um do outro na temporada em que o pernambucano é de Ipojuca e o norte-rio-grandense de Baia Formosa, balneário com tradição em sempre reforçar o selecionado potiguar campeão CBS de 2007, antes dos quatro títulos consecutivos de São Paulo anteceder o ingresso do atual defensor Ceará na seleta galeria de estados campeões brasileiros de surf.


Douglas José (PE) no Club Social CBS Brasileiro de Surf Amador 2013 em Maracaipe - PE - foto: Bruno Mayer.

O Ceará, entre outros talentos, permanece contando com a força de nomes como Larissa Santos e Rafael Venuto, respectivamente a atual campeã Júnior e o melhor Sub 14 (Iniciante) da CBS ano passado, ambos do mesmo Titanzinho de Fábio Silva, o campeão mundial Open de Surf do ISA Games 2000.

“Estaremos lá!”
“Nós somos os campeões e eles (os demais selecionados) têm que correr atrás, a vida tem mais graça quando existe alternância” foi assim a postagem de Amélio Júnior, vice da Federação Cearense, alusiva ao Brasileiro CBS e demonstrando a confiança em uma vitória alencarina que gere alternância na ponta do circuito deste ano, o que não aconteceu ano passado, quando o Ceará foi sempre líder desde a largada com primeiro lugar que nas etapas seguintes conseguiram Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco, que ao vencer a etapa de abertura em janeiro mostrou potencial para prescindir até do atual campeão brasileiro Júnior Gabriel Farias, que se encontrava em temporada na Austrália e sábado e domingo estará novamente representando seu estado e tentando repetir as três vitórias consecutivas que não tiveram ano passado a concorrência do confirmado formosense Israel Júnior.

Larissa e Yanka dos Santos, Estefany Freitas, Yanca Costa, Rafael Venuto, Flávio Sukita, Rafael Tigrão Sousa, Saulo Barros e possivelmente Matheus e Mathias Ramos na Iniciantes, foram anunciados por Amélio Júnior que comemora o constante apoio da indústria do surf cearense e finalizou dizendo “Estaremos lá!”.

Em Salvador, Bahia, a segunda etapa do Circuito de seleções da Confederação Brasileira de Surf (CBS) acontece sábado e domingo, dias 27 e 28 de Abril na Praia de Stella Maris, patrocínio Governo da Bahia/Sudesb, Radical Wave, Pranchas Jaguara, Rede Outlight, Grand Hotel Stella Mares, Revista Fluir, Waves e Surfbahia.

Previsão Salvador

Transmissão Ao Vivo

Ranking 2013 da Confederação Brasileira de Surf (CBS)

Seleções Top 6
1a Pernambuco 1000 Pontos
2a Ceará 900 pts
3O Paraíba 810 pts
4O Rio Grande do Norte 729 pts
5O Bahia 656 pts
6o Alagoas 590 pts

Open Feminina
1a Larissa dos Santos CE 1000 pontos
2a Estefany Freitas CE 900 pts
3a Rayssa Fernandes PB 810 pts
4a Yanca Costa CE 729 pts


Júnior Feminina
1a Larissa dos Santos CE 1000 pontos
2a Edjane Oliveira PB 900 pts
3a Carol Sousa PB 810 pts
4a Yanka dos Santos CE 729 pts

Iniciante 
1º Jonas Marretinha 1000 pontos
2º Taiwan Chan BA 900 pts
3º Cauã Nunes PE 810 pts
4º Kauê Germano SP 729 pts

Mirim
1º Douglas José PE 1000 pontos
2º Israel Junior RN 900 pts
3º Júlio Cesar AL 810 pts
4º Wallace Junior BA 729 pts

Junior
1º Israel Junior RN 1000 pontos
2º Ivan Silva PE 900 pts
3º Douglas José PE 810 pts
4º Rafael Venuto CE 729 pts

Open
1o Thalis Luís PE 1000 pontos
2o José Francisco PB 900 pts
3º Saulo Barros CE 810 pts
4º Arlan Duarte RN 729 pts

terça-feira, 16 de abril de 2013

ISA Masters - Trio brazuca no pódio.


Por Ader Oliveira 
 Greg Emslie, ISA Masters 2013, Montañita, Equador. Foto: Rommel / ISA.




A carioca Andrea Lopes e os baianos Jojó de Olivença e Marcelo Alves levaram ao Brasil ao pódio do ISA Masters em Montañita, Equador.


Jojó de Olivença não encontra as ondas na final e termina em terceiro na Kahuna. Foto: Rommel / ISA.

Neste domingo, em ótimas ondas de 1 metro e séries demoradas, Marcelinho fez bonito ao conseguir a medalha de prata na Grand Master (acima de 40 anos), enquanto Jojó e Andrea ficaram com o bronze na Kahuna (acima de 45) e Feminino Master, respectivamente.

Na pontuação geral por equipes, o Brasil terminou em quarto lugar, atrás do Hawaii, África do Sul e Estados Unidos. É o segundo ano consecutivo que os havaianos levam o ouro.


Marcelo Alves é medalha de prata no ISA Masters em Montañita, Equador. Foto: Tweddle / ISA.

Na final da Grand Master, Marcelo Alves tentou abrir vantagem sobre os adversários logo no começo da bateria, mas foi o havaiano Sunny Garcia quem dominou o confronto com notas 9.23 e 7.83.

Em larga vantagem no placar, Sunny passou a auxiliar o compatriota Love Hodel na tentativa de uma dobradinha, mas Marcelo Alves não aliviou e fez o possível para garantir a prata.


Sunny Garcia, ISA Masters 2013, Montañita, Equador. Foto: Rommel / ISA.

No final, Love ainda conseguiu uma nota 8.17 e subiu de quarto para terceiro, deixando para trás o norte-americano Dean Randazzo.

Grande favorito ao título da Kahuna, Jojó de Olivença teve dificuldade para encontrar as ondas na final e não conseguiu o ouro que tanto vem buscando.

Finalista do Mundial no Peru e El Salvador, Jojó até acertou uma paulada sensacional numa onda muito curta que rendeu 6.33, mas o título ficou com o havaiano Mike Latronic, autor de uma virada no sul-africano Andre Malherbe.

 
Andrea Lopes fica com o bronze entre as mulheres. Foto: Tweddle / ISA.

Quem também levou o bronze foi Andrea Lopes. A carioca surfou com muita consistência durante todo o evento e até descolou uma 7.83 na final, mas a australiana Layne Beachley e a sul-africana Heather Clark também se deram bem na decisão e deixaram Andrea em terceiro e a havaiana Rochelle Ballard em quarto.

Layne ocupava o último lugar na batalha, mas conseguiu uma onda na parte intermediária do pico e arrancou 8.53 para assumir a ponta.

Pouco tempo depois, ela ampliou vantagem e deixou Heather precisando de 6.27 e Andrea de 5.94. A brasileira ainda tentou a virada na última onda, mas os juízes deram 5.13.

O ISA Masters teve ainda as finais das categorias Master (acima de 35) e Grand Kahuna (acima de 50). Os veteranos do evento travaram um belo duelo na decisão e quem ficou com o ouro foi o sul-africano Chris Knutsen, autor de 7.67 e 7.50 na vitória sobre o costa-riquenho Craig Schieber, o norte-americano Allen Sarlo e o francês Eric Graciet.

Já os caçulas levaram a galera ao delírio com um verdadeiro espetáculo comandado pelo sul-africano Greg Emslie, ex-top da elite mundial.

Greg vinha surfando muito durante toda a competição e voltou a dominar seus adversários para registrar impressionantes 19.46 pontos no duelo com o venezuelano Magnum Martinez - campeão em 2012 - e os também ex-tops do WCT Kalani Robb e Sunny Garcia, do Hawaii.

Para vencer a decisão, Greg mandou 9.83 e 9.63 nas duas melhores ondas, dando-se ao luxo de descartar 7.50 e 6.60.

Quem mais chegou perto foi Kalani Robb. De volta às competições depois de um longo período, Kalani exibiu muita fluidez nas direitas de Montañita e somou 6.83 e 7.67 na final.

Para finalizar a competição, a direção do ISA Masters colocou na água a final do Aloha Cup, disputa por revezamento entre equipes.

Os australianos levaram a melhor sobre os venezuelanos, brasileiros e havaianos.

Resultados do ISA Masters 2013

Master

1 Greg Emslie (Afr)
2 Kalani Robb (Haw)
3 Magnum Martinez (Ven)
4 Sunny Garcia (Haw)

Grand Master

1 Sunny Garcia (Haw)
2 Marcelo Alves (Bra)
3 Love Hodel (Haw)
4 Dean Randazzo (EUA)

Kahuna

1 Mike Latronic (Haw)
2 Andre Malherbe (Afr)
3 Jojó de Olivença (Bra)
4 Ricky Schaffer (EUA)

Grand Kahuna

1 Chris Knuset (Afr)
2 Craig Schieber (Crc)
3 Allen Sarlo (EUA)
4 Eric Graciet (Fra)

Feminino

1 Layne Beachley (Aus)
2 Heather Clark (Afr)
3 Andrea Lopes (Bra)
4 Rochelle Ballard (Haw)

Aloha Cup (revezamento)

1 Austrália
2 Venezuela
3 Brasil
4 Hawaii

Ranking final por países

1 Hawaii
2 África do Sul
3 Estados Unidos
4 Brasil


Confiram Vídeo:




quarta-feira, 10 de abril de 2013

ISA Master - Brasil com força total.


por Chico Padilha
 Equipe Brasil no ISA World Master Championship 2013 em Montañitas, Equadorfoto: Gabriel Macedo




O Brasil se garantiu, com Mickey Hoffman e Andrea Lopes, também segunda fase na Grand Kahuna e Master Feminina do ISA Master 2013, em Montañita, Equador, onde o maior destaque verde amarelo do segundo dia foi Roni Ronaldo, da catarinense Garopaba.


Saulo Carvalho (PB) no ISA World Master Championship 2013 em Montañitas, Equador - foto: Rommel Gonzales.

Mickey, de Itajaí, e Andrea, do Rio de Janeiro, estrearam ontem avançando com segunda colocação em dia de vitória do outro representante brazuca vindo de Santa Catarina: Roni Ronaldo, único já na fase três principal e vencedor com direito a nota oito na largada, em dia de ida a repescagem do seu companheiro na Grand Master ilheense Marcelo Alves e da dupla Master Saulo Carvalho, do litoral norte paraibano, e Rogerio Dantas, de Fortaleza, trio que assim vai encarar á segunda fase da repescagem, e buscar a final pelo caminho mais longo.


Rogério Dantas no ISA World Master Championship 2013 em Montañitas, Equador - foto: Rommel Gonzales

Também primeiros na abertura, Jojó de Olivença, baiano há muito na paulista Guarujá, e o carioca Sergio Noronha, dupla Kahuna do Brasil, não precisou competir na segunda-feira em que a australiana Layne Beachley fechou com nota dez e total de 19,87 sua primeira participação nas excelentes ondas de destaques feminino também de Andrea Lopes, na mesma bateria, e da havaiana Rochelle Ballard.

Nos confrontos que mandaram os brasileiros a repescagem, a reação quase veio com virada para Saulo Carvalho, que fez 6,4 quando precisava de 6,66 para superar o argentino Martin Passeri, segundo na vitória do havaiano Kallani Robb.


Sergio Noronha (RJ) no ISA World Master Championship 2013 em Montañitas, Equador - foto: Gabriel Macedo.

Na Grand Master Marcelo Alves também contabilizou nota na casa de seis pontos como sua melhor, mas não conseguiu uma segunda nota regular para superar o espanhol Dani Garcia, um dos que, a exemplo do havaiano Sunny Garcia, avançaram também entre os da Master, na qual ele alcançou redondos quinze pontos, mas ainda assim foi superado pelo elétrico japonês Hiroki Watanabe por dois décimos, ambos em uma galeria master na qual se destacou outra vez o venezuelano Justin Mujica, Love Hodell, do Havaí, o sulafricano Greg Emslie e Jake Spooner, da Austrália, a exemplo da recordista absoluta Layne Beachley.

Nesta terça-feira o Brasil novamente enfrenta Argentina e Havaí os quais encara com Jojó de Olivença na segunda bateria do dia que tem chamada as 9:40 no horário brasileiro e na seguinte com Noronha, ambas com atleta porto-riquenho também buscando escapar da repescagem acirrada de risco total.


Alexandre Ferraz - Contrato renovado com a Saka Praia.

Por Viviane Inojosa.

 Alexandre Ferraz, Foto: Clemente Coutinho.


Depois de boas ondas no Hawaii, o pernambucano Alexandre “Xandinho” Ferraz fecha a temporada 2012/2013 com chave de ouro e renova contrato com a Saka Praia.

No ano passado, o atleta partiu com vapor total para desafiar as ondas do arquipélago. Bons ventos sopraram e o levaram para a ilha de Mauí, onde mostrou coragem e determinação descendo as temidas ondas de Jaws.


Alexandre Ferraz, Laje da Cacimba do Padre - Foto: gUgA sOaReS / SurfPE.

Ao chegar no Hawaii esse ano, Ferraz não sabia como iria completar o objetivo de surfar em Jaws.
De uma hora para outra tudo começou a dar certo.

Xandinho recebeu um convite do big rider pernambucano, Carlos Burle, para ser o personal trainer de uma amiga.

 
Alexandre Ferraz, México. Foto: Clemente Coutinho.

Com aquele frio na barriga, Ferraz achou não estar preparado e iria deixar este trabalho para o final da temporada. Mas Burle alertou que poderia não haver outro swell.

Alexandre percebeu que aquilo era um aviso de que a hora havia chegado. “Quando ouvi o Burle, percebi que tinha que ir em busca do meu sonho e aproveitar a oportunidade. O frio na barriga sempre iria existir”, comentou Ferraz.

Xandinho dropou o gigante havaiano, honrou o Brasil em meio à elite do big surf mundial com muita coragem e determinação.

Criado nas ondas de Serrambi, no litoral sul de Pernambuco, Xandinho é professor de educação física com especialização em yoga.

 
Alexandre Ferraz, Puerto Escondido, México. Foto: Clemente Coutinho.

Ele tem algumas bombas marcadas em sua carreira, como a onda que surfou em março de 2008, em Fernando de Noronha (PE), que lhe rendeu o Prêmio Greenish de maior onda surfada na remada em território brasileiro.

Em 2012, surfou grandes ondas na praia de Ziacatela, em Puerto Escondio, México, e Lobitos, no Peru, antes de embarcar para o Hawaii.

Esse ano já esteve em Noronha para produção de fotos para revistas e patrocinador.

Ele espera que o rastro do aloha continue seguindo nesse ritmo,  com boas ondas e a certeza novos desafios para sua carreira em 2013,  ano que renovou seu contrato.

Confiram Vídeo de ação:




segunda-feira, 8 de abril de 2013

Courtney Conlogue vence na Nova Zelândia



por SurfTotal
 Pódio do TSB Bank NZ Surf Festival na Nova Zelândiafoto: Daisy Day


Terminou a 4ª etapa do Womens World Tour, o TSB Bank NZ Surf Festival! Em ondas perfeitas rondando 1m, vimos as melhores surfistas do mundo competir na praia de Taranki´s Fitzroy. Completaram-se todas as baterias até a final, onde saiu vencedora a surfista americana Courtney Conlogue.

Na corrida para os importantes pontos do ranking mundial, a surfista americana arrecadou 10000 pontos, seguida de Coco Ho (HAW) com 8000 pontos.



Courtney Colongue (EUA) no TSB Bank NZ Surf Festival 2013 na Nova Zelândiafoto: Daisy Day.


 Numa final empolgante, disputada entra estas duas jovens estrelas em ascensão, foi Conlogue quem levou a melhor! Com esta vitória subiu duas posições no ranking mundial e ocupa agora a 3ª posição com 26900 pontos, atrás de Carissa Moore (HAW) e Tyler Wright (AUS), com 31700, 30000 pontos respectivamente. “Trabalhei muito estes últimos dois anos e não podia estar mais feliz por este resultado. Sinto que tenho estado a surfar bem o ano inteiro e que tenho vindo a construir este momento até agora. Estou confiante no meu surf e vou dar muita luta na próxima etapa no Brasil.” diz Conlogue.

A princesa havaiana Coco Ho, apesar do 2º lugar, esteve em destaque durante todo o evento. No seu caminho até a final afastou surfistas importantes como, Sage Erickson (USA), Malia Manuel (HAW) ou Sally Fitzgibbons. “Chateada por não ter vencido na final, mas um segundo lugar também é um bom resultado, assim como também ter eliminado grandes nomes do surf me dá mais confiança para as próximas etapas. É o melhor resultado que obtive, em algum tempo, e agora vamos para o Brasil onde já obtive bons resultados. Sinto que tenho vindo a surfar bem durante todo o ano e é um alívio conseguir este resultado. Encontrei as pranchas certas e mal posso esperar por competir nas próximas etapas”, diz Coco Ho.

A próxima etapa, da mais importante competição de surf Feminino, realiza-se no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 14 de Maio, o Billabong Rio Pro 2013.

TSB BANK NZ SURF FESTIVAL FINAL RESULTADOS:
1 – Courtney Conlogue (USA) 14.00
2 – Coco Ho (HAW) 9.27

TSB BANK NZ SURF FESTIVAL SEMIFINAL RESULTADOS:
SF 1: Courtney Conlogue (USA) 14.47 def. Stephanie Gilmore (AUS) 13.97
SF 2: Coco Ho (HAW) 15.33 def. Sally Fitzgibbons (AUS) 15.24

CURRENT ASP WOMEN’S WCT TOP 5 (Após o TSB Bank NZ Surf Festival):
1. Carissa Moore (HAW) 31,700 pts
2. Tyler Wright (AUS) 30,000 pts
3. Courtney Conlogue (USA) 26,900 pts
4. Sally Fitzgibbons (AUS) 26,200 pts
5. Stephanie Gilmore (AUS) 24,700 pts


ISA Masters - Austrália punida por doping.


Por Ader Oliveira 
Equipe brasileira sobe uma posição no ISA Masters de 2012 depois de punição ao time da Austrália. Foto: Rommel / ISA.

Durante o ISA Masters no Equador, a International Surfing Association enviou um comunicado à Confederação Brasileira de Surf (CBS) informando que houve mudança no resultado final do ISA Masters 2012, disputado na Nicarágua.

Um atleta da equipe australiana foi reprovado no teste antidoping por uso de THC. Com a punição ao time, o Brasil subiu da quarta para a terceira posição, enquanto a Austrália foi para o sexto lugar.

Agora, a ISA solicita que a Confederação Brasileira recolha as medalhas de cobre de todos os seus atletas para que sejam trocadas por medalhas de bronze.

Representaram o Brasil na Nicarágua os atletas Armando Daltro, Odalto Castro, Cardoso Júnior, Jojó de Olivença, Gabriel Macedo, Sérgio Noronha e Júnior Maciel.

As medalhas de cobre recebidas pelos brasileiros irão para a Venezuela, que assumiu o quarto lugar depois da punição sofrida pela Austrália.

Até o momento, a ISA não divulgou o nome do atleta australiano, apesar de ter informado que foi um competidor da categoria Kahuna (acima de 45 anos). Disputaram essa categoria Scott Weinrich e John Schmidenberg.

"Concordo e sempre concordei que deve haver exame antidoping. Isso mostra que a maconha, assim como outras drogas, prejudica o esporte. Mostra também que a ISA faz um trabalho sério, não finge que faz o teste", diz Adalvo Argolo, presidente da CBS.



domingo, 7 de abril de 2013

ISA Masters - Hora da batalha.

Por: Ader Oliveira .
Cerimônia de abertura do ISA Masters é atração em Montañita, Equador. Foto: Rommel / ISA.

A tradicional cerimônia de abertura do ISA Masters aconteceu neste sábado, em Montañita, Equador.

O público compareceu em massa à vila e vibrou com o desfile das delegações.

A carioca Andrea Lopes foi escolhida como porta-bandeira da equipe brasileira, enquanto o catarinense Roni Ronaldo ficou encarregado de levar um pote com a areia brasileira ao palco.

A competição está programada para começar neste domingo, às 8 horas, com a primeira fase da categoria Grand Master (acima de 40 anos).

Os representantes brasileiros nessa categoria são o catarinense Roni Ronaldo e o baiano Marcelo Alves. Na Master (acima de 35), marcam presença o paraibano Saulo Carvalho e o cearense Rogerio Dantas; na Kahuna (acima de 40), brigam pelo título o baiano Jojó de Olivença e o carioca Sergio Noronha, enquanto a carioca Andrea Lopes busca o título da Feminino Master (acima de 35).



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Arpoador Surf Club convoca atletas


por Arpoador Surf Club

Com organização do Arpoador Surf Club – ASC e patrocínio da Osklen Surfing, o Circuito ASC 2013 contará com cinco etapas, sendo quatro no já tradicional formato Surf-Treino (oferecendo 1.000 pontos p/ o campeão), e, a principal novidade do ano, a entrada do Osklen Surfing Arpoador Clássico valendo com uma etapa de nível Prime (oferecendo 1.500 pontos p/ o campeão). E para os atletas que pretendem participar dos eventos e disputar o Ranking, o prazo para filiação ao ASC já começou e vai até o dia 31 de Março (após esta data não serão aceitas novas filiações por respeito ao Regulamento de Competições ASC).

Os atletas serão divididos em sete categorias: Open (aberto a qualquer idade), Master (acima de 35 anos), Legends Longboard (a partir de 50 anos), Mirim (até 16 anos), Iniciante (até 14 anos), Infantil (até 12 anos) e Feminino (aberto a qualquer idade).

Cada etapa terá em torno de 2 meses de período de espera, e suas datas serão confirmadas nas semanas que as antecedem, para que as mesmas sejam realizadas nas melhores condições de onda possíveis. O período de espera para a 1ª etapa é Abril/Maio.


Simão Romão na última etapa do Circuito Arpoador Surf Club 2012foto: Barbara Becker

FILIAÇÃO
Os campeonatos são abertos a qualquer surfista, porém, os filiados ao ASC recebem diversas vantagens sobre os não-filiados, como: (1) exclusividade nos primeiros dias de inscrição; (2) desconto nas taxas de inscrição; (3) nome no ranking que oferece prêmios ao final do ano e reserva de vaga nas etapas; (4) acesso gratuito às filmagens das baterias.

Além das vantagens nas competições, os sócios quites recebem o kit ASC (carteirinha, camisa e adesivos) e têm o direito de participar ativamente da associação (comparecendo às Assembleias e Reuniões Gerais, e recebendo por e-mail todos os informativos e o balanço de contas), ajudando-a a desenvolver o esporte na região.

Procedimento
A filiação de atletas para o exercício que vai de Março de 2013 a Março de 2014, será feita da seguinte forma:

1) Renovação (para aqueles que já se filiaram anteriormente e possuem carteirinha)

São duas opções de valores p/ quitar a taxa social anual (ANUIDADE 2013):

· R$30 (trinta reais) – o sócio recebe 4 adesivos do ASC;
· R$50 (cinquenta reais) – o sócio recebe 4 adesivos e 1 camisa do ASC.

2) 1ª Filiação (para aqueles que nunca se filiaram e não possuem carteirinha)

Opção única:

· Preencher ficha de filiação (disponível na loja The Bar Surfshop e no website);
· Pagar ADESÃO + ANUIDADE 2013 (o sócio recebe 4 adesivos e 1 camisa do ASC):
. Maiores de 18 anos: R$100 (cem reais);
. Menores de 18 anos: R$50 (cinquenta reais);
· Entregar duas fotos 3×4 (opcional).

A entrega das fichas/fotos e o pagamento da(s) taxa(s) tanto para os sócios antigos como para os novos deverá ser feito na loja The Bar Surfshop (Rua Francisco Otaviano, 67 – LOJA G – GALERIA RIVER – IPANEMA – TEL.: (21) 2523-2117). Os kits ASC (carteirinhas, adesivos e camisas) serão disponibilizados na mesma loja, a partir do mês de Abril (2ª quinzena).

Observações
1) As categorias Infantil e Feminino, com apenas seis vagas cada, são abertas apenas para atletas locais. As demais são abertas a surfistas de fora. Antes de se filiar, veja como funciona o sistema de inscrição nas etapas, os limites de idade e de vagas em cada categoria, os formatos de competição, a distribuição de pontos no ranking, e todas as demais regras do Circuito ASC 2013 no Regulamento de Competições ASC, disponível no site da associação.

2) Os únicos impeditivos para uma pessoa ser admitida como sócio atleta do ASC, são: o mesmo ter praticado ato lesivo da honra ou da boa fama nas dependências ou recinto próximo do clube (o que inclui a praia do Arpoador) contra associados, Diretores, convidados ou empregados da associação, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa própria ou de outrem; Prática de dano ao patrimônio do clube; Permanência na área de competição ou dependência do clube em elevado estado etílico e/ou sob efeito de drogas ilícitas.

Contrapartida Social
Numa parceria entre ASC e Osklen, os 12 (doze) surfistas oriundos do complexo que engloba as favelas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, que tiveram melhor desempenho no Ranking ASC 2012 irão receber isenção nas inscrições de 2013, como uma forma de incentivar a prática de esporte e de formar novos talentos nestas comunidades.

Dentre os surfistas beneficiados estão os expoentes da nova geração do Arpoador: Mancini Carvalho de Souza e Anderson Carvalho, o Pikachú. Estes surfistas, de 12 anos de idade, além de terem brilhado na categoria Infantil do Circuito ASC 2012, tendo sido campeão e vice, respectivamente, já começaram a se destacar também a nível estadual, tendo ficado em 3º e 2º, respectivamente, no Ranking da FESERJ em 2012.

Os demais beneficiados pela isenção são: Pablo Becker, Magno Neves Nem, Rômulo do Patrocínio Bula, Jean de Souza, Ewerton Marques, Jeferson Almeida, Kevin Carvalho Keko, Felipe Suíno, Douglas Carvalho DDD, e Joyce Mel.

O ASC ainda irá apoiar uma equipe formada pelos atletas que mais se destacaram na categoria Infantil de 2012, patrocinando, sempre que necessário, suas participações nos eventos estaduais da FESERJ. São eles: Mancini Carvalho de Souza, Valentina Bertrando e Bernardo Bordovsky. Os únicos requisitos para a manutenção destas cortesias é que estes jovens estejam matriculados na escola (p/ os menores de 18 anos) e não estejam envolvidos em confusão dentro e fora d’água.

Além disso, todos os surfistas das comunidades citadas que forem filiados aos projetos sociais Favela Surf Clube e Surf-Glória ficarão isentos da filiação ao ASC.

Previsão Arpoador

O Circuito Arpoador Surf Club 2013 é uma realização do Arpoador Surf Club e conta com o patrocínio da Osklen Surfing, apoio de The Bar Surfshop, Art in Surf, Forever Living, e Soul Traveler, além do apoio institucional da E-Brigade, FESERJ, e Prefeitura do Rio.
Maiores informações

Pena Surf Nordeste 2013 - Local Jhone Fran diz quem manda no Pico



Por: Comunicando Surf.

Jhone Fran (CE) na 1ª etapa do Pena Surf Nordeste 2013 em Paracurufoto: Lima Jr



A 1ª etapa do Circuito Nordestino de Surf Amador 2013, o Pena Surf Nordeste, foi finalizada neste domingo, 31, nas direitas da Praia do Ronco do Mar, em Paracuru, que este ano voltou a receber a etapa de abertura do maior amador regional do planeta.

Estreando no tour a modalidade stand up wave levantou os expectadores com belas apresentações e muita descontração dentro d'água. Após a breve chuva o mar ficou totalmente glass e os mais avançados da categoria open puderam mostrar muito do que sabiam, prendendo a atenção do público e dos árbitros.

Junior Manteiga (PB) que carrega na bagagem nada menos que títulos como os de hepta campeão paraibano de longboard, campeão brasileiro de race 2011, campeão brasileiro de long máster e é o terceiro melhor do Brasil em sup wave pela confederação brasileira de surf, carimbou a vitória inédita sem tomar conhecimento dos adversários. Flávio Nunes, cearense local da Praia do Icaraí, ficou com o segundo posto após superar o campeão brasileiro de long Geraldo Lemos (2°).

Entre os iniciantes quem levou a melhor foi o maranhense Vinicius Gomes que conquistou o título após disputa acirrada com o pernambucano radicado no Ceará e atleta do time Pena, Gustavo Foerster.

A categoria infantil que assim como a stand up estreou no PSN promoveu disputas emocionantes e coroou a promessa local Luiz Felipe como campeão. Luiz venceu todas as baterias anteriores e na final soube se posicionar melhor para vencer seus conterrâneos Thiago Eduardo (2º), o campeão cearense infantil Cauã Costã (3º) e João Victor (4º).

Vale ressaltar a atitude e determinação destes atletas que dão seus primeiros passos nas competições e que estão visivelmente evoluindo a cada disputa.

O bicampeão sênior, Emanoel de Sousa (RN), venceu no Ronco e começou com o pé direito a corrida por mais um título nordestino. O local do pico Juvemar Silva que fez apresentações consistentes nas baterias anteriores chegou bem perto de virar quando executou uma sequência de manobras fortes e registrou 8.67 em sua última tentativa, no entanto a nota não foi computada por se tratar de uma onda de interferência.

Outro potiguar que fez a festa em terras cearenses foi Victor Costa. Ele abriu sua contagem com uma onda que valeu 6.33, depois anotou um 6 para subir ao lugar mais alto do pódio encabeçar a ponta do ranking 2013. Com o vice-campeonato ficou Matheus Ramos, surfista da Praia do Titanzinho na capital cearense.

A final máster aconteceu com a maré muito seca. Em condições bastante difíceis Alexandro Nogueira venceu seus rivais e sagrou-se campeão da primeira etapa do Pena Surf Nordeste 2013. Alexandre Rodrigues tentou a virada até os minutos finais, mas não encontrou uma onda que lhe rendesse o escore necessário e terminou com o segundo posto. Saulo Carvalho, detentor do título 2012, não conseguiu repetir o desempenho dos confrontos anteriores e saiu de Paracuru com o terceiro lugar na tabela.

As meninas também tiveram que superar seus limites para enfrentar condições adversas na grande final que aconteceu na maré ainda mais seca. Juliana Sousa abriu melhor o embate, mas foi superada pela campeã brasileira Larissa dos Santos que soube aproveitar muito bem as ondas que pegou. A incansável Vitória Rodrigues, que continua com a marca de maior média entre as garotas, terminou a prova com o terceiro posto e Yanca Costa que não conseguiu se encontrar na disputa, com o quarto.

Jennifer de Sousa, mais um talento da terra de Paracuru, liquidou seus oponentes apresentando desempenho notável e mostrando que conhece muito bem o quintal de sua casa. Pegou apenas quatro ondas e nas duas melhores registrou 7.33 e 8.67 para deixar os concorrentes precisando de uma combinação de notas para ultrapassá-lo. Rafael Venuto saiu da combinação e tentou vencer até os instantes finais, mas não foi páreo para Jennifer que hoje estava inspirado.

Outro fruto do trabalho realizado pela Associação Local, a ASPA, que apavorou os visitantes foi Jhone Fran, 17. Jhone que desde o início da prova veio trocando recordes e arrancou nota 10 unânime no dia de ontem após executar um super man perfeito, continuou esbanjando técnica e radicalidade para faturar os títulos junior e open. Nas duas finais Jhone foi o carrasco do índio voador Elivelton Santos (PB). Na junior o paraibano ainda chegou a tomar a ponta do embate, mas o local logo reagiu e retomou a primeira posição. Na open Elivelton também não obteve o rendimento necessário para bater Jhone e ficou com o vice-campeonato.

A festa entre os Pranchões foi comandada pela família Nascimento. Os irmãos pernambucanos Reginaldo (1º) e Romualdo (2º) surfaram muito à vontade e festejaram a dobradinha nas areias de Paracuru. Reginho não economizou estilo para entrar com o pé direito no circuito este ano e arrancar muitos aplausos dos expectadores. Já Romualdo fez uma apresentação mais tímida, porém consistente, para ultrapassar o grande nome do longboard Geraldo Lemos (CE) e o paraibano Alessandro Mendes.

Cardoso Junior do Ceará foi campeão da categoria Kahuna seguido pela grande figura do surf maranhense Marcelo Vaz (2º) que veio ao Ceará prestigiar a abertura do PSN. Marco Aurélio (CE) ficou em terceiro e o Pena que sempre está dentro d`água se divertindo e representando a marca em quarto.

O Ceará, campeão do Tour 2012 na disputa por equipes, estreou com vitória em casa. A tropa complicou bastante a vida dos visitantes que não conseguiram mais reagir ao forte ataque da equipe cearense. Com a segunda colocação ficou a Paraíba, em terceiro o Rio Grande do Norte e os representantes de Pernambuco ficaram em quarto.

Resultados

Stand Up Wave Open

1º Junior Manteiga (PB)
2º Flávio Nunes (CE)
3º Geraldo Lemos (CE)
4º Cardoso Junior (CE)

Stand Up Wave Iniciante

1º Vinicius Gomes (MA)
2º Gustavo Foerster (PE)
3º Luiz Freire (CE)
4º Rafael Forti (CE)

Infantil

1º Luiz Felipe (CE)
2º Thiago Eduardo (CE)
3º Cauã Costa (CE)
4º João Victor (CE)

Sênior

1º Emanoel de Souza (RN)
2º Saulo Carvalho (PB)
3º Juvemar Silva (CE)
4º Carlos Alexandre (CE)

Iniciante

1º Victor Costa (RN)
2º Matheus Ramos (CE)
3º Francisco de Assis (CE)
4º Taiwan Chan (BA)

Master

1º Alexsandro Nogueira (CE)
2º Alexandre Rodrigues (CE)
3º Saulo Carvalho (PB)
4º Fernando Santos (PE)

Feminino

1º Larissa dos Santos (CE)
2º Juliana Sousa (CE)
3º Vitória Rodrigues (RN)
4º Yanca Costa (CE)

Kahuna

1º Cardoso Jr. (CE)
2º Marcelo Vaz (MA)
3º Marco Aurélio (CE)
4º Pena (CE)

Junior

1º Jhone Fran (CE)
2º Elivelton Santos (PB)
3º Luiz Silva (CE)
4º Francisco Lailson (CE)

Longboard

1º Reginaldo Nascimento (PE)
2º Romualdo Nascimento (PE)
3º Geraldo Lemos (CE)
4º Alessandro Mendes (PB)

Open

1º Jhone Fran (CE)
2º Elivelton Santos (PB)
3º José Francisco (PB)
4º Michel Adriano (CE)

Tag Team

1º Ceará
2º Paraíba
3º Rio Grande do Norte
4º Pernambuco

terça-feira, 2 de abril de 2013

Rip Curl Pro Argentina - Jihad vence em Mar del Plata.

Por Redação Waves - link fonte:

Jihad Khodr, campeão do Rip Curl Pro 2013 em Mar del Plata, Argentina. Foto: Divulgação Rip Curl.

Numa final 100% brasileira, o paranaense Jihad Khodr acaba de vencer o Rip Curl Pro 2013 em Playa Grande, Mar del Plata, Argentina.

A final do 3 estrelas válida pelo World Qualifying Series rolou em ondas mexidas em torno de 1 metro, com forte vento Sul e muito frio no mais tradicional balneário argentino.

Jihad começou o confronto com uma boa esquerda. Com tranquilidade, ele ainda pegou uma ótima onda, 9,3, para deixar os adversários em combinação e garantir o título.

Muito emocionado depois da bateria, Jihad, que está sem patrocínio, agradeceu à família, a Deus e ao amigo Diego Morales, que o trouxe desde Florianópolis "pela força". O local de Matinhos leva US$ 8 mil pela vitória e 750 pontos no ranking do WQS.

Matheus Navarro ficou em segundo lugar, com David do Carmo e Marco Fernandez completando o pódio.

Resultado do Rip Curl Pro 2013

1 Jihad Kohdr (Bra)
2 Matheus Navarro (Bra)
3 David do Carmo (Bra)
4 Marco Fernandez (Bra)
5 Hizunomê Bettero (Bra)
5 Flávio Nakagima (Bra)
7 Renato Galvão (Bra)
7 Marcelo Rodriguez (Arg)

Rip Curl Pro - Mineiro toca o sino.


Por Redação Waves - link fonte:

Adriano de Souza entra para a história como o primeiro brasileiro a vencer o Rip Curl Pro em Bell's Beach, Austrália. Foto: © ASP / Kirstin.


Em mais um dia emocionante para o surf brasileiro em Bell's Beach, o guarujaense Adriano de Souza fez história ao vencer o tradicional Rip Curl Pro, segunda etapa do WCT.

Primeiro brasileiro a tocar o sino no tradicional evento, ele derrotou o norte-americano Nat Young na final para embolsar US$ 75 mil.

Sob chuva e em ondas de até 2 metros, Mineirinho arrebentou as direitas de Bell's para cravar notas 8.83 e 7.43, dando-se ao luxo de descartar 7.00 e 7.23.

 
Nat Young fica com o vice-campeonato. Foto: © ASP / Robertson.

Local das direitas de Steamer Lane, em Santa Cruz, Califórnia (EUA), Nat Young desferiu fortes patadas de backside durante toda a competição e deu muito trabalho a Adriano na final, mas suas notas 7.50 e 8.33 não foram suficientes para impedir a festa brasileira.

Para chegar à final, Mineirinho precisou passar por mais dois confrontos emocionantes. Primeiro foi a vez de o brasileiro derrubar o australiano Mick Fanning, campeão do Rip Curl Pro em 2012.

O duelo foi muito tenso e contou com poucas ondas. Adriano largou na frente com 7.33, mas Mick reagiu com 7.93 e virou nos minutos finais com 5.83.

A onda salvadora veio no último minuto e Adriano não desperdiçou a oportunidade. Ele buscava 6.44 e conseguiu 7.00 pontos.

Na semi, Mineirinho travou uma batalha eletrizante com o sul-africano Jordy Smith. Os dois arrepiaram as ondas de Bell's e deixaram o público em êxtase do início ao fim.

Jordy saiu na frente com 9.53 e ampliou o placar com 8.00. Pouco tempo depois, Mineirinho respondeu com 9.27 e não demorou muito tempo para tomar a liderança com 8.77, deixando Jordy a 8.51 da vitória.

O sul-africano chegou perto com 8.10, mas viu Adriano aumentar o placar no minutos finais. O brazuca obteve 8.27 na primeira tentativa, mas finalmente trocou sua segunda maior nota (8.77) por 9.17.

A partir daí, Jordy correu atrás de 8.91 e foi para o tudo ou nada nos últimos segundos. Com uma onda muito bem surfada, ele colocou um ponto de interrogação na cabeça da plateia e fez com o que os juízes analisassem bastante os replays das ondas.

Dois dos cinco árbitros deram a virada, mas a média ficou em 8.87, para alegria do brasileiro e tristeza do sul-africano.

Antes de cair diante de Mineirinho, Jordy havia superado o jovem brasileiro Filipe Toledo nas quartas-de-final.

Filipinho lutou muito, mas o sul-africano foi melhor e venceu a batalha com notas 7.50 e 9.27, contra 6.50 e 6.70 do brasileiro.

Outro que vinha muito bem no Rip Curl Pro e caiu nas quartas foi Willian Cardoso. O catarinense falhou em alguns ataques ao lip no duelo com Nat Young e perdeu a oportunidade de avançar à semi.

Com 8.70 e 8.57, Young complicou a situação do brasileiro, autor de 7.83 e 7.00 nas duas melhores ondas.


Resultado do Rip Curl Pro 2013

1 Adriano de Souza (Bra)
2 Nat Young (EUA)
3 Jordy Smith (Afr)
3 Taj Burrow (Aus)
5 Filipe Toledo (Bra)
5 Willian Cardoso (Bra)
5 Mick Fanning (Aus)
5 Kai Otton (Aus)
9 Raoni Monteiro (Bra)
13 Gabriel Medina (Bra)
13 Alejo Muniz (Bra)

Confiram Vídeo das Finais:




segunda-feira, 1 de abril de 2013

Rip Curl Pro - O dia dos Brazilian`s Storm.


Por: Redação Waves - link fonte:
http://waves.terra.com.br/surf/noticia/competicao/wct/rip-curl-pro-bells/2013/noticias/brazilian-day/57844?page=2

Depois de eliminar Kelly Slater, Willian Cardoso garante vaga nas quartas do Rip Curl Pro. Foto: © ASP / Robertson.


Depois das atuações espetaculares na terceira fase, os brasileiros voltaram com tudo ao outside das fases seguintes do Rip Curl Pro, etapa do WCT que rola em Bell's Beach, Austrália.

Em boas ondas de 1 metro e séries maiores, Adriano de Souza, Willian Cardoso e Filipe Toledo avançaram às quartas-de-final, enquanto Raoni Monteiro não resistiu aos dois confrontos que disputou e finalizou a etapa em nono lugar.

A primeira bateria da quarta fase foi vencida pelo aussie Kai Otton, que totalizou 15.87 pontos para avançar direto às quartas-de-final.

Em seguida, o catarinense Willian Cardoso travou uma árdua batalha com os aussies Josh Kerr e Adrian Buchan.

Todos tiveram somatórios na casa dos 16 pontos, com Willian levando a melhor sobre Josh por apenas um décimo (16.50 a 16.40). Com 16 pontos, Buchan ficou em terceiro.


Adriano de Souza também arrebenta em Bell's Beach. Foto: © ASP / Kirstin.

Na terceira bateria, Adriano de Souza imprimiu um forte ritmo e venceu a disputa com 7.60 e 8.00 nas duas melhores ondas.

Embalado pela vitória sobre o campeão mundial Joel Parkinson na fase anterior, Raoni Monteiro até arrancou a melhor nota do duelo (8.17), mas não conseguiu outra nota expressiva para evitar a quinta fase e avançar direto às quartas.

Quem também se deu mal nessa bateria foi o norte-americano CJ Hobgood. Em uma onda com bom potencial, CJ viu Adriano usar a prioridade e entrar em sua frente. Sem acompanhar o ritmo dos brasileiro, CJ terminou em terceiro.

Na repecagem, Taj Burrow derrotou Adrian Buchan por 16.23 a 15.33, Nat Young superou Josh Kerr por apertados 15.50 a 15.13, Mick Fanning bateu Raoni Monteiro pelo placar de 16.37 a 14.63 e Filipe Toledo triturou CJ Hobgood por 18.34 a 12.94 pontos.

Por pouco No duelo entre Mick e Raoni, o australiano começou na frente com 7.67, foi ampliando vantagem no decorrer da bateria e chegou a perder liderança para Raoni nos instantes finais, quando o brasileiro precisava de 8.81 e arrancou 9.00 dos juízes.

Porém, nos segundos finais o aussie teve sangue frio para dar o troco. Ele buscava 6.97 e conseguiu 8.70 para seguir em busca de mais um título em Bell's Beach e deixar o brasileiro em nono lugar, com US$ 12 mil e 4.000 pontos no ranking.


Filipe Toledo derrota Gabriel Medina, perde na quarta fase e reage contra CJ Hobgood na repescagem. Foto: © ASP / Kirstin.

Filipinho incrível No último duelo do dia, Filipe Toledo começou a bateria de forma avassaladora, descolando 9.67 pontos para colocar pressão em CJ Hobgood.

Não demorou muito para o brasileiro nocautear o adversário com 7.60 e ficar em situação muito confortável no outside.

Tomado, Filipinho ainda somou 8.60, 8.67 e 7.10 nas três últimas ondas, deixando CJ a ver navios.

Dia épico O segundo dia da prova masculina em Bell's Beach ficou marcado por atuações de gala dos surfistas brasileiros.

Na terceira fase, Willian e Raoni chocaram a plateia com vitórias sensacionais em duelos contra os dois maiores nomes do WCT, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater e o defensor do título do circuito, Joel Parkinson.

O atual número 1 do ranking se deu mal no outside e saiu da água com 6.93 e 8.03 nas duas melhores notas.


Raoni Monteiro tem performances brilhantes, mas perde em Bell's e fica em nono lugar. Foto: © ASP / Robertson.

Embalado pela brilhante performance de Willian, o saquaremense Raoni Monteiro entrou com tudo na água e partiu para cima de Joel Parkinson, um dos surfistas mais íntimos das ondas de Bell's Beach.

Raoni começou forte com 9.57, mas Parko respondeu com 5.33 e 9.00. Não demorou muito para o australiano destruir outra direita e arrancar 10 pontos dos juízes, mas logo atrás veio Raoni surfando de forma agressiva para manter a liderança com 9.60.

Determinado a seguir na briga, Parko tentou uma nova resposta com um belo canudo, emendando com boas manobras na saída. O australiano precisava de 9.17 para virar, mas sua média ficou em 9.10, para desespero do atual campeão mundial e para alegria da galera brasileira.

Depois da acirrada vitória do norte-americano CJ Hobgood sobre o irmão Damien pelo placar de 18.06 a 17.74, o Brasil voltou a entrar em cena com Adriano de Souza.

Surfando com velocidade e pressão nas manobras, Mineirinho despachou o norte-americano Kolohe Andino por 18.67 a 16.00 pontos. Adriano descolou 9.50 e 9.17 nas duas melhores ondas, jogando fora 6.83, 7.93 e 6.60, sua menor nota na bateria.

Na sequência, Filipe Toledo levou a melhor no clássico brasileiro contra Gabriel Medina. A dupla caiu em algumas ondas com grande potencial e o duelo foi tenso do início ao fim. Com 7.60 e 7.50, Filipinho bateu Medina por 15.10 a 14.56 pontos.

O penúltimo duelo da terceira fase foi dominado por Jordy Smith. A disputa começou equilibrada, com Jordy mandando 8.60 e Alejo respondendo com 8.43.

Uma nota 9.67 a favor de Jordy desequilibrou a bateria e deixou Alejo precisando de 9.84. O catarinense tentou reagir, mas não conseguiu outra nota expressiva e deu adeus ao Rip Curl Pro.

Quartas-de-final

1 Kai Otton (Aus) x Taj Burrow (Aus)
2 Willian Cardoso (Bra) x Nat Young (EUA)
3 Adriano de Souza (Bra) x Mick Fanning (Aus)
4 Jordy Smith (Afr) x Filipe Toledo (Bra)